Redes de Trocas empresariais – O que precisa saber!
|
Posted On :
Dec-13-2011
| seen (1938) times |
Article Word Count :
610
|
|
Se é proprietário de um negócio, então sabe o dinheiro que gasta com os seus fornecedores de produtos ou serviços. Hoje em dia existem formas muito inteligentes de lidar com esses custos, com recurso a redes de permutas empresariais.
|
Se é proprietário de um negócio, então sabe o dinheiro que gasta com os seus fornecedores de produtos ou serviços. Hoje em dia existem formas muito inteligentes de lidar com esses custos, com recurso a redes de permutas empresariais. Nestas redes, não só acaba por reduzir custos, mas também ganha novos clientes, que não encontra fora do comércio recíproco, ou com os quais dificilmente se cruzaria.
Mas ao recorrer a redes de permutas empresariais tem muito mais a ganhar do que apenas novos clientes. Na realidade, a troca de produtos e serviços cria relações comerciais muito mais fortes do que as tradicionais relações de cliente-fornecedor. Há mais do que uma mera proposta a ligar as duas entidades, e esse mais pode significa uma relação muito mais duradoura e profícua para ambas as entidades.
Assim que abre a sua empresa ao comércio recíproco, não só deixa de estar subjugado à ditadura dos mercados, ao sobe-e-desce da moeda emitida pelos bancos centrais, tornando-se mais independente de algo que não controla, como passa a fazer parte de um grupo selecto de empresas que fazem negócios de forma mais eficiente. O ditado “diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és” ganha aqui uma dimensão empresarial.
Ao fazer trocas de produtos e serviços irá aceder a novos mercados com os quais possivelmente ainda não tinha explorado. A melhor forma de iniciar o seu negócio no novo, velho mundo das trocas entre empresas, é juntar-se a uma rede especializada.
Hoje em dia, as melhores redes de permutas empresariais estão ligadas em rede a nível global, e utilizam uma unidade de conta interna para valorar as transacções realizadas entre os seus membros.
Essa unidade de conta tem por regra o mesmo valor que a moeda pública. Ou seja, se a moeda pública é o Euro, então 1 unidade de conta interna da rede valerá 1 Euro.
Ao juntar-se a uma rede de permutas empresariais, poderá no seu dia-a-dia procurar aquilo que lhe interessa, nos anúncios dos restantes membros, e colocar em simultâneo os anúncios do que a sua empresa oferece.
As boas redes de permutas no entanto são muito mais do que anúncios. Têm “brokers” certificados em operações de comércio recíproco, directo ou multilateral, os quais têm um conhecimento do tipo de operações e da dimensão do mercado e dos membros, que não se traduz apenas nos anúncios colocados na rede.
Tal como os bons “brokers” da bolsa sabem mais do que aquilo que as cotações diárias indicam, os “brokers” das redes de permutas também sabem muito mais do que os anúncios publicados.
Muitos membros deste tipo de redes e muitas ofertas não estão sequer publicados devido a questões diversas, como uma questão de protecção de marca, concorrência, acordos de confidencialidade ou outros.
Uma boa forma de avaliar a qualidade de uma rede de trocas empresariais é contactar o seu “broker”. Se o mesmo estiver mais preocupado com as suas vendas, do que com as suas compras, então não sabe o que está a fazer.
Numa rede de trocas, o mais importante é saber comprar na rede, gerir o seu balanço negativo, de acordo com o que pode oferecer em troca. Ou seja, o que interessa, é a gestão do seu crédito.
Redes de trocas excepcionais também oferecem consultadoria, procurement, entre outros serviços, normalmente para clientes que pretendem integrar as operações de comércio recíproco nos seus planos comercais e de marketing.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, diversos sites de e-commerce já oferecem a possibilidade de pagamento online, na unidade de conta utilizada pelas redes de permutas empresariais mais avançadas.
|
|
Article Source :
http://www.articleseen.com/Article_Redes de Trocas empresariais – O que precisa saber!_118433.aspx
|
Author Resource :
Para saber mais sobre comércio recíproco pode também consultar a wikipedia, através das palavras-chave “comércio recíproco”, ou clicando directamente aqui.
|
Keywords :
barter, reciprocal commerce, comércio recíproco, barter network, complementary currency, community currency, self-financing,
Category :
Business
:
Business
|
|
|